-
Arquitetos: NOA architects
- Área: 756 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Agisilaou & Spyrou Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência oferece novas maneiras de entender o conceito de viver. A parede externa é muito mais do que apenas um elemento de divisão entre o interior e o exterior. Ela define a fronteira entre o público e o privado, entre o comum e o único, o ordinário e o especial, o desconhecido e o íntimo.
Descrição Geral
O volume está situado na localidade de Engomi, Chipre, em um bairro onde existem várias infraestruturas, embaixadas e serviços diversos, a uma curta distância a pé do centro da cidade de Nicósia.
A edificação é um bloco residencial composto por 5 apartamentos e uma casa de dois pavimentos. A casa de 3 quartos tem entrada individual própria, vaga de estacionamento e quintal privativo. Os andares superiores consistem em três apartamentos com 2 camas de solteiro, um apartamento com 1 quarto e uma cobertura de 4 quartos no último andar. Na cobertura foi projetada uma zona de convívio com piscina e churrasqueira.
A edificação é definida por uma parede de concreto contínua que acomoda as unidades desse bloco habitacional. Este elemento inclui os espaços internos e externos em uma forma definitiva, expressando a sensação de proteção em torno de todos os aspectos da vida doméstica e definindo uma grande moldura ao seu redor.
Conceito-Contexto e Estratégia
O principal objetivo do projeto é definir um ponto de vista completamente novo sobre a complexidade da vida social urbana. Os pontos de vista afetam drasticamente nossa percepção de tudo ao nosso redor. A direção que olhamos para algo ou mesmo a moldura através da qual temos uma visão específica podem se tornar reguladores muito importantes. A pluralidade das quatro diferentes tipologias de apartamentos traz diversidade na convivência, refletindo assim o espírito vibrante da vida urbana contemporânea.
A complexidade e a confusão da vida social urbana são equilibradas pela simplicidade da vida privada que o edifício tem a oferecer. Os interiores dos apartamentos são compostos por quartos simples, espaçosos e luminosos. O design está focado na funcionalidade e flexibilidade dos espaços para múltiplas possibilidades e cenários. As aberturas de vários tamanhos nesta parede proporcionam mirantes do interior para os arredores, ao mesmo tempo em que funcionam como molduras que realçam momentos da vida privada em diferentes expressões que decorrem em diferentes espaços, tanto interiores como exteriores.
Construção - Materiais e Estrutura
A parede que envolve o edifício e a estrutura principal é construída em concreto armado e tijolos. Os tetos de concreto aparente, o chão em madeira e as paredes interiores brancas em combinação com as janelas emolduradas coloridas compõem os materiais principais.
Grande atenção é dada à sustentabilidade energética em termos de direção das aberturas, proteção solar e possibilidade de ventilação natural dos interiores. Os exteriores são protegidos pela parede externa que atua nas varandas como uma segunda camada da fachada que regula a luz e o vento criando assim um agradável microclima em conjugação com os jardins privados de cada apartamento.